
REFLEXÃO
Já pensou numa sala de aula com alunos que já sabem ler e escrever e que tenham seu e-mail? Daí a "Prô" envia a lição de casa (ou na sala informatizada do futuro), uma simples pesquisa por exemplo, prá todos de uma vez só? E eles fazem a lição e escrevem nesta ferramenta (Grupos), daí a "Prô" vai ler e os coleguinhas também, poderá haver interações e debates. Agora reflita na gama de resultados positivos. O computador na sala de aula modifica a forma de dar aulas? Nisso, provavelmente, todos concordam que sim. Mas o que exatamente muda? Vamos pensar nas relações entre as pessoas, entre professores e alunos. O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias, principalmente do uso do computador e da internet. O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação? Vamos discutir sobre isso, buscando compartilhar idéias e experiências?
Seria muito bom...um sonho para nós educadores... primeiro uma sala de aula em que todos saibam ler e escrever... e melhor ainda, com todos tendo acesso à tecnologia da internet, dos e-mails...acho que é o futuro que desejamos tanto, que lutamos incansavelmente todos os dias para alcançar...porém, acredito que ainda está um pouco distante...É claro que é uma mudança muito boa, que facilita a vida de todos, principalmente dos alunos, abrindo um horizonte de oportunidades de crescimento e conhecimento para todos...Só acho que o contato professor - aluno não deve se perder... Acredito que nós, educadores, não somos "figuras" importantes para os alunos somente para a"transmissão de conhecimentos". Nosso papel é mais grandioso. Portanto, a tecnologia deve vir como recurso para auxiliar nosso trabalho, um recurso fascinante...mas acredito que o contato pessoal deve continuar...Dessa forma, como alguns colegas já disseram bem, a tecnologia é bem-vinda, mas temos que estar ciente dos seus benefícios e prejuízos...
Já pensou numa sala de aula com alunos que já sabem ler e escrever e que tenham seu e-mail? Daí a "Prô" envia a lição de casa (ou na sala informatizada do futuro), uma simples pesquisa por exemplo, prá todos de uma vez só? E eles fazem a lição e escrevem nesta ferramenta (Grupos), daí a "Prô" vai ler e os coleguinhas também, poderá haver interações e debates. Agora reflita na gama de resultados positivos. O computador na sala de aula modifica a forma de dar aulas? Nisso, provavelmente, todos concordam que sim. Mas o que exatamente muda? Vamos pensar nas relações entre as pessoas, entre professores e alunos. O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias, principalmente do uso do computador e da internet. O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação? Vamos discutir sobre isso, buscando compartilhar idéias e experiências?
Seria muito bom...um sonho para nós educadores... primeiro uma sala de aula em que todos saibam ler e escrever... e melhor ainda, com todos tendo acesso à tecnologia da internet, dos e-mails...acho que é o futuro que desejamos tanto, que lutamos incansavelmente todos os dias para alcançar...porém, acredito que ainda está um pouco distante...É claro que é uma mudança muito boa, que facilita a vida de todos, principalmente dos alunos, abrindo um horizonte de oportunidades de crescimento e conhecimento para todos...Só acho que o contato professor - aluno não deve se perder... Acredito que nós, educadores, não somos "figuras" importantes para os alunos somente para a"transmissão de conhecimentos". Nosso papel é mais grandioso. Portanto, a tecnologia deve vir como recurso para auxiliar nosso trabalho, um recurso fascinante...mas acredito que o contato pessoal deve continuar...Dessa forma, como alguns colegas já disseram bem, a tecnologia é bem-vinda, mas temos que estar ciente dos seus benefícios e prejuízos...
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário