terça-feira, 21 de abril de 2009


QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ”

Bem... sou aprendiz...antes de tudo, aprendiz... Aprendiz de tudo que posso absorver na minha vida pessoal e profissional. Aprender é uma atividade constante em nossa vida. Aprendemos com todos e com todas as experiências que vivenciamos. E tiramos dessas experiências o que precisamos para realizar novas aprendizagens.
Como professor, sou muito mais aprendiz. Aprendo a cada instante, com meus acertos e, principalmente, com os erros. Uma das maiores vantagens dessa nossa profissão é lidar com pessoas diferentes, de realidades ainda mais diversas, e por essa razão, aprendemos muito com nossos alunos.
Gosto muito de desafios, sou muito ativa e dinâmica e trabalho muito para que meus alunos sejam assim também. Para isso, tento trazer para a sala de aula atividades desafiadoras, que os façam pensar, refletir, questionar, discutir, e não apenas aceitar passivamente o que lhes está sendo ensinado, uma vez que a aprendizagem só acontece se o aluno for parte integrante desse processo. Ninguém aprende se não quiser... E para querer aprender é importante que o ensino tenha significado, seja interessante para o aluno. Dessa forma, atividades didáticas diversificadas, que despertem a curiosidade do aluno são muito mais produtivas e geram melhores resultados.
Um dos aspectos mais importantes para uma aula mais atrativa é saber ouvir os alunos, pois eles têm muitas idéias, questionamentos e opiniões que são parte integrante do processo ensino-aprendizagem.
Saber ouvir, discutir, debater e respeitar as “falas” dos alunos é fazer uma aula mais dinâmica, onde todos têm oportunidade de mostrar o que pensam.
Quando realizamos um trabalho interativo, com abertura para os alunos colocarem suas idéias, seus conhecimentos, estamos proporcionando aos alunos e a nós mesmos oportunidade de aprender, de mudar, de melhorar. Acredito que seja dessa maneira que ensinamos e principalmente aprendemos.
Compartilhar, trocar experiências nos faz crescer e nos aperfeiçoar. Mudar o que é preciso, melhorar o que é necessário e ter certeza do que estamos fazendo certo.
Como já disse, nós aprendemos o tempo todo... com os alunos, com os colegas e com nós mesmos...
Só assim, utilizando o que eu já sei e somando com o que aprendo é que eu posso avaliar o meu trabalho, realizar as mudanças necessárias e melhorar como profissional e principalmente como ser humano!!

Márcia Garcia
08/04/2009

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Sou mulher...mãe...esposa...professora... Nossa!!! Tantas coisas! Mas principalmente sonhadora...Acredito na vida, no amor, no ser humano... Acredito num mundo melhor... Tenham fé!!!