terça-feira, 16 de junho de 2009




REFLEXÃO

AS SEREIAS DO ENSINO ELETRÔNICO

Acredito que, assim como qualquer mudança que ocorre em nossa vida, sentimos primeiramente medo do novo e deslumbramento por algo novo, as mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo ao longo de alguns anos, também nos causam sentimentos semelhantes.
Penso que tudo que se transforma deve ser aproveitado, repensado e por que não, bem utilizado?
O que tem ocorrido são mudanças bruscas e rápidas, principalmente ligadas às novas tecnologias. E que tem transformado a vida da maioria das pessoas, direta ou indiretamente.
Vejo essas mudanças como algo bom, pois tudo deve ser transformado, modificado, principalmente pela ação do próprio homem, para a melhoria de suas condições de vida, avanços tecnológicos, científicos,...
Não acho que a euforia do novo, das novas descobertas cause um encantamento passageiro. Não acredito que as novas tecnologias ou as tecnologias de informação e comunicação sejam a “sereias do ensino eletrônico”.
Vejo sempre pelo lado positivo: tudo acontece para nos ajudar, para facilitar a nossa vida, melhorar nossas condições de trabalho, nos dar suporte na busca de informações e ou comunicação e muito mais... Não acho que deslumbra as pessoas e depois acaba frustrando-as.
Todas essas formas de suporte nos servem de auxílio tanto na nossa vida profissional quanto na nossa vida pessoal. Utilizamos o que acharmos necessário, o que julgarmos importante. Não vejo erro algum. Acredito que tudo tem seu uso para o bem ou não...
Acho apenas que temos que utilizar todos os recursos que disponibilizamos de maneira sensata, madura. Bem como instruirmos nossos aprendizes a saber utilizar as tecnologias da informação de modo seguro, criativo, buscando crescimento e desenvolvimento intelectual.
Para mim, todas essas fontes de informações são novos instrumentos que podemos usufruir para melhorar ainda mais a nossa vida. Não creio que banalize a educação, o ensino... Pelo contrário, acredito que é mais uma ferramenta a nos auxiliar diante de um mundo em constante transformação e mudanças.
Como educadores ou em qualquer outra área da nossa vida pessoal ou profissional, temos que acompanhar as mudanças, adequá-las ao nosso cotidiano, tentar aprender com elas. Afinal de contas, a vida não é estática. Tudo muda, o tempo passa, as coisas melhoram ou pioram e temos sempre que nos adaptar. Portanto, todos devem estar abertos às mudanças e se esforçar para melhorar com elas...
Principalmente para nós, educadores, essas novas tecnologias podem reforçar nossos recursos didáticos, estimulando ainda mais a troca de informações e idéias entre professores e alunos; estimulando a pesquisa, a busca de novos instrumentos de aprendizagem; a facilidade de pesquisa, de muitas idéias diferentes sobre o mesmo assunto; o saber mais, o buscar sozinho, o estímulo à criatividade e o crescimento individual e pessoal.
Dessa maneira, concluo que não se deve culpar os novos recursos pelo sucesso ou fracasso... Os responsáveis são as pessoas que o utilizam e devem decidir o que fazer com o “novo” que têm em suas mãos...

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Sou mulher...mãe...esposa...professora... Nossa!!! Tantas coisas! Mas principalmente sonhadora...Acredito na vida, no amor, no ser humano... Acredito num mundo melhor... Tenham fé!!!